segunda-feira, 16 de abril de 2012

Cordão de Ouro

Fonte: Livro Viagem Espiritual II



Contagem (MG), julho de 2003
DEFINIÇÃO: É um órgão extrafísico que liga o psicossoma ao corpo mental e é responsável pelas transferências energéticas de nível superior. Ao contrário do cordão de prata, não se desfaz nem se rompe após a morte do corpo físico.
SINONÍMIA: Paracordão, cordão umbilical extrafísico, apêndice energético.
     Os temas relativos ao corpo mental ainda são pouco estudados pelos meus irmãos espíritas, entretanto continuaremos a abordar o assunto, por entendermos necessário ao crescimento e também à compreensão de muitas psicopatologias, ainda inexplicadas mesmo pelos pesquisadores espíritas, devido à falta de estudos acerca do corpo mental.
     Assim como o cérebro perispiritual ou cabeça do psicossoma mantém-se ligado ao corpo físico através do elemento semimaterial que denominamos cordão de prata, também o corpo mental mantém-se conectado ao psicossoma através de um elemento de ligação parafísico que denominaremos cordão de ouro apenas para compreensão de meus irmãos, já que nos faltam recursos no vocabulário do médium.
     O cordão de ouro é o responsável pelas informações e mentalizações realizadas do corpo mental em direção ao corpo psicossomático, inferior em vibração. A sede do cordão de ouro está no corpo mental, que, diferentemente do corpo psicossomático, não tem forma tangível. Para que a conexão entre o corpo mental e o psicossoma permaneça estável através das múltiplas experiências de encarnação e desencarnação, o cordão de ouro exerce um papel fundamental.
     Ainda de modo diverso do que ocorre com o cordão de prata – que desaparece após a dissociação do conjunto corpo físico/duplo etérico/psicossoma, por ocasião da morte biológica -, o cordão de ouro, como elemento sutil de estrutura mental, sobrevive aos choques e entrechoques biológicos de desencarnação e reencarnação ao longo dos milênios.
      O cordão de prata tem uma atuação física e extrafísica, por participar da parafisiologia do corpo psicossomático e da fisiologia do corpo físico. O elemento mental do cordão de ouro, entretanto, possui dupla atuação extrafísica. Ele representa a conexão mente-perispírito e serve como ligação do plano dos sentimentos ao das emoções. Sua atuação, por isso mesmo, escapa às formas convencionais de observação pelos sensitivos e médiuns.
Livro – Além da Matéria – Uma ponte entre ciência e espiritualidade- espírito Joseph Gleber – Robinson Pinheiro

6 comentários:

  1. Este assunto ainda é um "desconhecido" para alguns espíritas. Em conversa com algumas pessoas do meio espírita percebemos que conhecem apenas o 'CORDÃO DE PRATA".
    Estas informações devem ser mais divulgadas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu a observação.Como está observado acima o cordão de ouro não é percebido pelo sensitivos e médiuns, talvez possa ser percebido quando em desdobramento. Em todo caso, devemos estudar, ainda que de forma teórica, as dimensões que se manifesta o espírito e o elo de ligação entre os corpos energéticos.

      Excluir
  2. Este assunto ainda é um "desconhecido" para alguns espíritas. Em conversa com algumas pessoas do meio espírita percebemos que conhecem apenas o 'CORDÃO DE PRATA".
    Estas informações devem ser mais divulgadas.

    ResponderExcluir
  3. já existe pesquisas mais aprofundadas e que esclarecem de forma mais cientifica a cerca do assunto, INSTITUTO DE PESQUISAS PROJECIOLÓGICAS E BIOENERGETICAS e um artigo do médium e Engenheiro Civil pós graduado em estudos da consciência com ênfase na parapsicologia - DALTON CAMPOS ROQUE.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite! Vc pode me ajudar e me enviar estudos sobre o cordão de ouro ? É muito importante.

      Excluir
  4. Eu não sou espírita , mas esses dias estava muito brigada com uma pessoa muito especial pra mim.Tive um "sonho" que que eu e esta pessoa- que estávamos em lugares diferentes- éramos ligados por um filamento de um fio de ouro.Era um fio só , como se fosse um fio de força composto por vários fiozinhos , que justos eram um só.Um desses fiozinhos me ligava direto a esta pessoa e os demais estavam direcionados para cima.O engraçado é que eu e esta pessoa , que já não é mais meu namorado , mas nós falamos todo dia, temos uma conexão bem forte.Pensamos a mesma coisa ao mesmo tempo , temos insights parecidos , sinto quando ele não está bem , não exatamente o que é , mas temos uma conexão muito forte.E por mais que às vezes sinta raiva dele, não consigo ser ruim , não consigo trata-lo mal , é como se eu fizesse mal a mim mesma

    ResponderExcluir